Atelier da Mia Persl









quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jantar-à-francesa

"A disposição dos pratos e talheres devem seguir uma norma e serem dispostos a dois dedos da borda da mesa. À esquerda do convidado, ao lado do prato, ficam os garfos e o pratinho com pão. À direita ficam as facas e as colheres, que devem ser dispostos na ordem de uso, ficando mais distantes do prato os que serão usados em primeiro lugar. Os talheres de sobremesa podem ser colocados transversais acima do prato ou podem vir quando for servida a sobremesa.

O guardanapo, dobrado verticalmente, fica à esquerda dos garfos. O copo de água deve ficar acima da ponta da faca e o copo de vinho à direita. As bebidas devem circular desde a chegada dos primeiros convidados, preferencialmente em uma sala separada da mesa de jantar onde todos poderão iniciar um clima de descontração. Durante o jantar, serve-se primeiro a água, depois os vinhos de acordo com os pratos.

A água é a primeira e a última bebida a ser servida. Embora existam normas para servir vinhos, o importante é gosto de cada um. Logicamente os vinhos brancos secos ou semi secos são apreciados com paladar dos peixes e crustáceos; e os vinhos tintos acentuam melhor o paladar das carnes, aves e massas. Os vinhos doces e o champanhe são mais apropriados para a sobremesa e os brindes, quando houver. O Champanhe pode ser servido durante todo o jantar, desde que seja Brut.

O tamanho da mesa determina o número de convidados. Em geral, calcula-se 75 cm de largura por pessoa, e o lugar de honra é sempre à direita dos anfitriões. É elegante não colocar casais sentados lado a lado e a hierarquia deve ser seguida na disposição dos lugares. As pessoas de maior hierarquia e os mais idosos ocupam os lugares perto dos anfitriões e os mais jovens ocupam as posições mais distantes. Uma forma de evitar constrangimentos ao dispor os convidados é utilizar o Placement, um cartão com o nome do convidado disposto à frente do prato determinando o lugar a ser ocupado à mesa."

 
  


E aí amigaaas!! Mia também é cultura!! Agora se joga num jantar francês bem phynooo!! Rsrsrs! Brincadeiras de lado, super vale a pena saber desses detalhes... Evita qualquer mico e em seu noivado por exemplo, é uma ótima data para comemorar em grande estilo e fazer um jantar francês bem digno!!

Beijão, Mia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário